Conheça Fabiola de Moraes, tetracampeã paulista de Taekwondo
- mayaraleite8
- 15 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Fabiola de Moraes é personal trainer e professora de artes marciais em academias na cidade de São Paulo. A atleta de 34 anos iniciou sua paixão por artes marciais com o kung fu, e em seguida taekwondo, se especializando e fazendo desse esporte o seu oficio. Muito apaixonada pelo mundo das lutas, Fabiola se aprofundou em estudos de técnicas de combate em modalidades como boxe, muay thai e wing chun. Atualmente continua estudando, e se aperfeiçoando em categorias como shoubo, nam pai kng fu e jiu-jitsu, além de se dedicar ao seu blog Elite Marcial e ao seu canal no youtube, que possuí mais de 200. 000 visualizações.
Fabiola já participou de diversas competições, se tornando uma atleta de muitos títulos em diferentes categorias das artes marciais. No taekwondo ela já foi campeã Taça Sul America, campeã Copa Mercosul, tetracampeã paulista, e campeã mundial de duplas em 2012. No kung fu, ou artes marciais chinesas, ela foi penta campeã paulista kuoshu, tetra campeã brasileira kuoshu e tri campeã paulista em formas – facão e mãos livres. Além de ser bicampeã brasileira em combate e formas interestilos.
Em uma entrevista em áudio muito descontraída, Fabiola contou sobre sua carreira, preconceito e o diferencial da mulher nas artes marciais:
Quando e como surgiu o seu interesse pelas artes marciais? Quando percebeu que queria construir uma carreira profissional nesse ramo?
Você começou sua carreira no Taekwondo. Gostaria de saber o porquê da escolha (do esporte) e também um pouco sobre ele.
Você é uma atleta bem premiada e está sempre buscando se aperfeiçoar em esportes novos. Você acha que mesmo tendo um currículo tão completo, homens ainda conseguem mais visibilidade e salários melhores do que o seu, justamente pelo fato de ser mulher?
Falando sobre a questão de ser mulher em um universo que até então era considerado unicamente masculino, você já sofreu algum preconceito ou foi alvo de piadinhas sobre sua sexualidade?
Sobre lutadoras e beleza: temos muitos exemplos de atletas bonitas e competentes na mídia nos dias atuais. Kyra Gracie e Ronda Rousey são grandes exemplos. Você acha que mesmo com a mídia mostrando o quanto as atletas se cuidam, ainda há aquele velho preconceito de “lutadoras e atletas de artes marciais são “machonas” e não são vaidosas”.
[endif]Falando sobre MMA: acredita que as categorias feminina e masculina se igualam? Ou há uma categoria com mais visibilidade?
[endif]Quais as mudanças que você gostaria de ver nas artes marciais, com relação à integração feminina nesses esportes?
Para você, qual o diferencial da mulher nas artes marciais?
Comments