top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Keiko Fukuda: a mulher mais importante na história do judô.

  • mayaraleite8
  • 18 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Keiko Fukuda nasceu no dia 12 de abril de 1913 em Tóquio, Japão. Durante toda a sua juventude aprendeu atividades típicas de uma mulher japonesa, tendo uma educação considerada tradicional. Mesmo aprendendo tudo o que uma mulher deveria aprender naquela época, a jovem começou a se aproximar do Judô por lembranças de seu avô, que havia sido um samurai e mestre de Tenin shinyoryu jiu-jitsu, chegando a dar aulas para Jigoro Kano, o grande fundador do judô e futuro mestre de Keiko. Tendo se interessado pelo esporte, Fukuda começou a treinar por conta própria, tendo o apoio de boa parte de sua família, menos a de seu tio. Sua mãe pensava que com a aproximação de Keiko em um esporte até então masculino, a filha poderia arrumar um noivo e se casar, o que nunca aconteceu. Ao invés de se casar com um homem, Keiko Fukuda trocou votos de amor e dedicação com o judô, se tornando a mulher mais importante para o reconhecimento mundial desse esporte.

Devido ao respeito e ao reconhecimento que seu avô possuía, Keiko recebeu um convite para aprender judô com Jigoro Kano, que decidiu fundar o esporte por achar errado a morte de um dos lutadores ao final de um combate, como se era de costume no jiu-jitsu. Jigoro já tentava integrar as mulheres no esporte, fundando a categoria joshi-bu (seção das mulheres) em 1926. Depois de iniciar seus treinamentos sendo uma das únicas 24 mulheres a treinar no Kodokan, Keiko nunca mais parou, se aperfeiçoando, dando aulas e se tornando a judoca da mais alta hierarquia do esporte.

Em uma entrevista dada ao Sensei Sportv em 2013, meses antes de seu falecimento em San Francisco, EUA, Keiko afirmou que seus ensinamentos não acabariam depois de sua morte, muito pelo contrário. E É por sua força, coragem e amor pelo esporte, que Fukuda é a mulher mais importante da história do judô, renomada pioneira na categoria feminina com a mais alta graduação e sendo considerada a maior autoridade mundial em Ju-no-kata, um dos katas do judô, o único esporte que possuí uma grande mensagem deixada pela Sensei Keiko, para todas as mulheres: “Seja forte, gentil e bonita. Seja firme mentalmente e fisicamente”.

No vídeo abaixo, Keiko Fukuda fala sobre sua vida e carreira em sua última entrevista dada para o programa Sensei SporTv.


 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page